terça-feira, 6 de julho de 2010

Actividade 4 - Utilização social dos media digitais- A perspectiva dos jovens

Após diversas pesquisas achei pertinente destacar um vídeo que mostra o poder das redes sociais nas Campanhas Eleitorais como por exemplo a que levou Barack Obama à presidência dos Estados Unidos da América. De facto as redes sociais podem ser usadas de forma positiva.....




Esta notícia prende-se com um exemplo concreto que ocorreu recentemente em Portugal e que mostra o poder negativo e mesmo potencialmente destruidor no uso das redes sociais no mercado de capital.

http://economico.sapo.pt/noticias/o-bcp-e-o-poder-das-redes-sociais_94304.html


Pareceu-me importante apresentar também, as conclusões de um estudo da Morgan Stanley sobre a relação dos media com os adolescentes. 
O responsável pelo relatório (Matthew Robson) tem apenas 15 anos e é estagiário nesse banco de investimento.
Um facto ressalta neste estudo, os adolescentes consomem mais do que podem pagar ou querem pagar e, não gostam do Twitter.

1) Televisão
O futebol e as séries são os programas mais procurados. No entanto, são muito selectivos e apenas seguem na televisão as principais. Mostram-se adeptos da TV sem anúncios.

2) Imprensa
Não têm tempo nem paciência para ler jornais devido à sua dimensão e preço. Preferem optar pelos resumos na internet. Os jornais gratuitos são a única excepção.

3) Rádio
Os jovens afastam-se cada vez mais das rádios devido às playlists escolhidas por outros e bastante repetitivas. Preferem optar pelos sites de internet que permitem a criação de um perfil único para cada utilizador.

4) Jogos
Segundo este estudo, os jogos para PC perdem claramente para as consolas. Dificuldades de instalação e facilidades em piratear são os principais argumentos.

5) Marketing
Pop-ups e banners nos sites e formatos tradicionais como os outdoors são quase sempre ignorados. Apenas o marketing viral é bem acolhido, graças ao humor que normalmente é a base destas campanhas.

6) Música
A maioria dos adolescentes recusam-se a pagar pela música. A esmagadora maioria faz downloads ilegais e considera que o preço praticado por sites como o iTunes (0,99 euros por uma música) é excessivo.

7) Cinema
Têm o hábito de ir ao cinema não pelo filme em si, mas pela experiência de ir com os amigos. Ao contrário da música, o download ilegal de filmes não acolhe muitos adeptos, visto a sua qualidade ser normalmente muito duvidosa.

8) Internet
O autor do estudo considera que o Twitter é apenas uma moda, uma vez que os jovens criam as suas contas mas não as actualizam. Não vêem nenhuma mais-valia na sua utilização. Preferem os telemóveis para escrever mensagens curtas e dá-las a conhecer aos seus amigos. Por outro lado, o Facebook tem uma maior importância, uma vez que quase todos os jovens têm a sua própria página que é visitada cerca de quatro vezes por semana.

Para o estudo completo clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário