Objectivo: Identificar as marcas identitárias da adolescência em sites sociais de jovens.
Competências: Analisar e interpretar a perspectiva juvenil acerca da utilização social dos media digitais.
Tarefas:
1º) Constituição livre de grupos (máximo de 4 elementos por grupo);
2º) Construção conjunta de um guião de entrevista sobre a utilização social dos media digitais (msn, blogues, redes sociais, etc.), procurando explorar a perspectiva dos jovens sobre as grandes questões que habitualmente se colocam sobre esta utilização;
3º) Entrevistas a 2/3 jovens, com idade compreendidas entre os 11 e os 17 anos (prim@s, sobrinh@s, alun@s, ou simplesmente desconhecid@s); análise e interpretação dos conteúdos das entrevistas (suportada por excertos das entrevistas) com apresentação de um pequeno texto de conclusões (4/5 pág.);
4º) Disponibilização no Fórum, do produto do trabalho de grupo;
5º) Discussão conjunta no Fórum das análises realizadas.
Recursos de aprendizagem utilizados:
Recursos de aprendizagem utilizados:
Huffaker, D.; Calvert, S. (2008). Gender, Identity and Language Use in Teenage Blogs. In Journal of Computater-Mediated Comunication, 10 (2), article 1.
Schmitt, K.; Dayanim, S.; & Matthias, S. (2008). Personal Homepage Construction as an Expression of Social Development. In Development Psychology, 44 (2), 496-506.
Schoen-Ferreira, T.; Aznar-Faria, M.; Silvares, E. (2003). A construção da identidade em adolescentes: Um estudo exploratório. In Estudos de Psicologia, 8 (1), 107-115.
Weber, S.; Mitchell, C. (2008). Imaging, Keyboarding, and Posting Identities: Young People and New Media Technologies. In Youth, Identity, and Digital Media: 25-47.
Stern, S. (2008). Producing Sites, Exploring Identities: Youth Online Authorship. In Youth, Identity, and Digital Media: 95-117.
Boyd, D. (2008). Why Youth ♥ Social Network Sites: The Role of Networked Publics in Teenage Social Life. In Youth, Identity, and Digital Media: 119-142.
Stald, G. (2008). Mobile Identity: Youth, Identity, and Mobile Communication Media. In Youth, Identity, and Digital Media: 143-164.
Goldman, S.; Booker, A., & McDermott, M. (2008). Mixing the Digital, Social, and Cultural: Learning, Identity, and Agency in Youth Participation. In Youth, Identity, and Digital Media: 185-206.
Yardi, S. (2008). Whispers in the Classroom. In Digital Youth, Inovation, and the Unexpected: 143-164.
http://cies.iscte.pt/destaques/documents/E-Generation.pdf
Reflexão sobre as tarefas:
Manteve-se o grupo de trabalho por considerarmos que é um grupo heterogéneo e complementar.
A construção conjunta do guião da entrevista foi realizada numa Wiki por sugestão de uma colega deste Mestrado. A proposta foi de imediato aceite pela docente da disciplina e iniciaram-se os trabalhos. Houve de início, alguma dificuldade em contruir de forma colaborativa o guião. No que me toca (em conversa com colegas de grupo que tinham a mesma opinião) houve alguns receios em "apagar" aquilo que tinha sido escrito por outros colegas. Foi de início uma tarefa algo sinuosa, mas que acabou por contribuiu para encontrar-mos as soluções mais adequadas às dificuldades que enfrentávamos. Trabalhar de forma colaborativa, em grande grupo, com um grupo heterogéneo e que não conhecemos pessoalmente, constituiu um desafio par todos nós que acabou por dar frutos. Após ter conseguido um guião conjunto, iniciou-se a organização das tarefas para a realização das entrevistas no terreno. Os elementos do grupo que trabalhavam directamente com jovens em meio escolar (Alcino, Áurea e Nuno), efectuaram uma entrevista cada e gravaram-na. Efectuaram-se as respectivas transcrições e a colega Luísa iniciou a análise das três. Depois continuamos a análise conjunta, usando um googledoc e finalizamos o texto.O resultado final foi apresentado num site elaborado para o efeito.
Trabalho final resultante das entrevistas realizadas:
http://paulopes.com/MDSjovensMedia.htm
Manteve-se o grupo de trabalho por considerarmos que é um grupo heterogéneo e complementar.
A construção conjunta do guião da entrevista foi realizada numa Wiki por sugestão de uma colega deste Mestrado. A proposta foi de imediato aceite pela docente da disciplina e iniciaram-se os trabalhos. Houve de início, alguma dificuldade em contruir de forma colaborativa o guião. No que me toca (em conversa com colegas de grupo que tinham a mesma opinião) houve alguns receios em "apagar" aquilo que tinha sido escrito por outros colegas. Foi de início uma tarefa algo sinuosa, mas que acabou por contribuiu para encontrar-mos as soluções mais adequadas às dificuldades que enfrentávamos. Trabalhar de forma colaborativa, em grande grupo, com um grupo heterogéneo e que não conhecemos pessoalmente, constituiu um desafio par todos nós que acabou por dar frutos. Após ter conseguido um guião conjunto, iniciou-se a organização das tarefas para a realização das entrevistas no terreno. Os elementos do grupo que trabalhavam directamente com jovens em meio escolar (Alcino, Áurea e Nuno), efectuaram uma entrevista cada e gravaram-na. Efectuaram-se as respectivas transcrições e a colega Luísa iniciou a análise das três. Depois continuamos a análise conjunta, usando um googledoc e finalizamos o texto.O resultado final foi apresentado num site elaborado para o efeito.
Trabalho final resultante das entrevistas realizadas:
http://paulopes.com/MDSjovensMedia.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário